ALONGAMENTO
Alongar significa dar um novo comprimento ao músculo com o objetivo de favorecer a mobilidade articular, a amplitude do movimento articular está diretamente ligada ao aspecto anatômico e a hereditariedade, é necessário respeitar as capacidades de flexibilidade de cada um. Alem da mobilidade articular precisa dar estabilidade às articulações para proteger as articulações dos impactos e torções que é uma constante em toda atividade física.
Não podemos confundir aquecimento com alongamento:
Aquecer significa preparar o corpo para uma determinada atividade, cada esporte ou atividade física a ser praticada tem seu aquecimento adequado ex. O aquecimento de velocista é diferente de um maratonista assim como a de um jogador de futebol. No aquecimento temos que aumentar a temperatura do corpo em seu todo, freqüência cardíaca, pressão arterial, etc. Dando certa prioridade aos grupos musculares que serão mais exigidos na atividade que se destina não esquecendo o corpo como um todo. Devemos começar o aquecimento com um espreguiçar (exercícios de alongamento de curta duração) até chegar aos movimentos específicos da atividade a ser praticada.
Como alongar é dar um novo comprimento ao músculo, comprimento esse determinado pelas rotinas no uso diário do corpo e como o comprimento do músculo é regulado pelo cérebro é de fundamental importância saber alongar.
Para alongar os músculos, o corpo tem que estar aquecido, como também é de fundamental importância alongar depois da atividade física dando mais importância aos mais exigidos durante a atividade desenvolvida para que volte a uma posição de conforto.
Para alongar temos de estender o músculo ou grupos musculares no limiar da dor e permanecer nessa posição o tempo suficiente para que o cérebro mude a informação referente ao comprimento, dando um novo comprimento, na verdade com objetivo tirar a dor, (ausência da dor) nesse momento deverá diminuir um pouco mais o ângulo articular e esperar o tempo necessário para que o cérebro refaça sua programação aumentando um pouco mais o comprimento do músculo para novo alivio da dor e assim sucessivamente. O tempo máximo de duração em cada posição de alongamento não deve passar dos 90 segundos (empírico)
Associação TORNADO de Atletismo do DF
Prof. Francisco de Paula Caetano CREF-DF 4670-G
Nenhum comentário:
Postar um comentário